O que são âncoras e como usá-las em seu site?

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

O que são âncoras e como usá-las em seu site?

O que são âncoras e como usá-las em seu site?
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Atualmente, uma grande parte das pessoas utilizam os seus celulares para navegar e acessar diversos sites. Assim, quando se cria um site, é importante ficar atento a qualquer problema eventual que seus usuários possam ter ao tentarem encontrar o que procuram, ou seja, à sua navegabilidade.

A navegação do site está diretamente ligada às âncoras, sendo elas quaisquer elementos que levem o usuário até um ponto chave do site, de uma forma rápida e prática. Um único clique já vai direcioná-lo para onde ele deseja, como por exemplo: ao topo da página ou ao final ou algum ponto específico.

O que são âncoras?

As âncoras são marcadores de posição invisíveis que podem ser colocados em qualquer lugar do site. Elas podem ser usadas para direcionar os visitantes para uma seção específica. Podem ser relacionadas à serviços ou perguntas frequentes, por exemplo.

Existem duas formas principais de se usar e inserir as âncoras em seu site:

Criar links de um elemento – Você pode criar uma âncora para qualquer elemento contido em seu site através de uma linha de texto específica, uma imagem ou um botão. Após ajustar a âncora, é possível criar um link para esta localização a partir de outro elemento do site. Assim, um usuário pode clicar em algum elemento e ser redirecionado diretamente para a âncora.

Criar um menu de âncoras – Caso o site tenha diversas âncoras, é possível agrupá-las e mostrá-las em um menu flutuante. Este menu acompanha os visitantes à medida que estes rolam a página, facilitando muito aos internautas a navegação.

Por que as âncoras são essenciais para o site?

As âncoras, além de facilitarem a navegação, são excelentes formas de melhorar a UX (Experiência do Usuário) de seu site, pois ajudam os usuários a irem direto para o local que estão procurando sem precisar entrar em seções que não os interessam.

São fundamentais para sites que contém somente uma página e para sites de rolagem muito longos (que são tendências de web design atual) e essas âncoras auxiliam os visitantes a navegar mais facilmente, tanto em versão mobile quanto desktop. Os internautas que usam a versão mobile do site podem economizar tempo, pois clicando em uma âncora eles serão diretamente direcionados para aquilo que estão procurando.

Onde as âncoras podem ser usadas?

Como falamos anteriormente, a âncora pode ser usada em praticamente qualquer local do site, podendo ser adicionada a um link e adicionado em um elemento, que levará a outra localização no site, contendo a informação necessária. Mas os lugares mais indicados são âncoras no topo ou no rodapé, em um parágrafo específico da página ou botões interativos.

 

O que são âncoras em sites
Exemplo de site que utiliza âncoras para facilitar a navegação de seus usuários.

E aí, gostou de saber o que são âncoras, como elas podem ser usadas e por quê elas são um ponto fundamental para a navegação de um site? Você conhece sites que utilizam dela para melhorar sua navegação e UX? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iWeb

As 10 Principais Ferramentas de Marketing Digital para Ganhar Dinheiro com a Internet de Forma Eficiente!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais