Janelas modais: o que são e para que servem - Blog - McTech Goiânia

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Janelas modais: o que são e para que servem

Janelas modais: o que são e para que servem
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

As janelas modais são aquelas janelas pop-up que aparecem sobre a tela em vez de abrir uma nova guia / janela. Eles costumam escurecer o fundo para chamar a atenção para o pop-up.

A maioria dos sites que usam janelas modais adiciona algum tipo de chamada à ação, como um botão ou um formulário. Mas elas também podem apresentar uma mensagem simples sobre recursos do navegador, como “JavaScript desativado” ou uma extensão de Adblock.

Os modais são ideais para anunciar uma promoção, oferecer um cupom de desconto, um conteúdo exclusivo ou mesmo exibir uma  janela de login. Dessa forma, eles devem chamar a atenção do usuário. Vamos aprofundar um pouco no assunto para ver como eles funcionam!

Fundos escuros e áreas clicáveis

As janelas modais seguem uma estratégia de design semelhante e não são muito complicadas.

Em sua maioria, são sobrepostas, deixando o restante da página fosco e mais escuro. Essa técnica é utilizada para chamar a atenção ao conteúdo modal. Você pode aplicar uma opacidade de 50% a 90% ao fundo, dependendo do quanto desejar esconder da página.

 

janelas-modais-websites-webdesign

 

janelas-modais-websites-webdesign

 

Além disso, o usuário deve poder clicar no plano de fundo para ocultar o modal. Há designers que removem ou ignoram esse recurso, deixando somente o botão “fechar” disponível. Entretanto, é preciso mais esforço por parte do visitante para mover o mouse até esse botão.

Outra dica é utilizar animações para que a janela apareça na tela. Isso geralmente é preferido porque reduz a dureza de um pop-up aleatório. Ter a janela modal deslizando, aparecendo  ou saltando aos olhos torna tudo mais dinâmico. Mas não produza uma animação com mais de três segundos!

Os desenhos variam de um site para outro, mas a maioria deles usa um fundo modal branco com texto escuro. É a maneira mais simples de projetar uma mensagem de alto contraste que pode se adequar à qualquer site.

Técnicas de exibição

Existem algumas tendências populares usadas pelos sites que desejam exibir janelas modal para determinados visitantes.

A grande maioria dos pop-ups modais ocorre alguns segundos após o carregamento. A maioria dos visitantes nem teve tempo de ler o site para entender o que se trata. Isso parece ser a pior maneira de fazer modais, a menos que sejam informativos para coisas como cookies ou configurações de Adblock.

Outros estilos de exibição geralmente funcionam melhor, uma vez que estão voltados para comportamentos de usuários. Aqui estão as três técnicas mais comuns:

Os modos de saída aparecem quando o mouse do usuário sai da página

1. Os modais temporizados são executados após X segundos / minutos

2. Os modais de localização aparecem quando o usuário percorre uma certa quantia da página (são baseados na rolagem)

3. Cada cenário é diferente e deve ser usado com base na audiência.

Não há como negar que essas técnicas funcionem. É apenas uma questão de como você está disposto a executar modais e qual é o objetivo final. Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião  nos comentários 😉

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iWeb

As 10 Principais Ferramentas de Marketing Digital para Ganhar Dinheiro com a Internet de Forma Eficiente!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais