Dicas essenciais para escolher o nome de domínio ideal

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Dicas essenciais para escolher o nome de domínio ideal

Dicas essenciais para escolher o nome de domínio ideal
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Uma das maiores dúvidas na hora da criação de um site ou de um blog é a escolha do nome para a página. Muitas pessoas não compreendem que boa parte da movimentação de um site vem das ferramentas de busca, e é aqui que um nome bem escolhido faz a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um site. Por isso é importante atentar-se a algumas dicas essenciais para escolher o nome de domínio ideal.

 

Na internet todo website possui um domínio, sendo esse o seu endereço virtual, e ele é de uso exclusivo de uma pessoa ou empresa. O nome desse domínio deve ser escolhido com muita atenção e precaução pois ele é a sua identidade na web e deve levar a essência do negócio.

 

Abaixo, algumas dicas que irão te orientar melhor para escolher o nome de domínio:

 

Simples e preciso: Primeiramente, deve-se encontrar um domínio que seja fácil de se digitar, fazendo o usuário não se perder para encontrar o que procura, confundir ou demorar para achar o seu site. O uso de gírias é permitido, mas fique atento quanto a isso, pois algumas palavras podem possuir uma derivação ortográfica e isso acaba dificultando o usuário na hora de procurar pelo site.

 

Outro fator que deve ser levado em conta é o nome do domínio ser curto e simples, pois assim não se corre o risco de uma digitação errada (algo que é possível acontecer com um nome complexo e grande). O ideal é ser simples e preciso!

 

O uso de palavras-chave: A utilização de palavras-chave que representem a sua empresa, marca ou serviços é importante. Portanto, inclua as palavras que você achar pertinentes e que se relacionem com o seu negócio, pois é através da inserção delas que as pessoas vão encontrar seu site mais facilmente.

Além disso, elas oferecem uma ajuda para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa, aumentando o tráfego e fazendo mais sentido para seus clientes.

 

Visibilidade de área: Caso a sua empresa tenha filiais ou seja uma franquia, podendo ser local ou regional, é plausível fazer uma análise e considerar a opção de incluir a cidade ou estado no nome de domínio para facilitar para os clientes a busca. Exemplo: mctechgoiania.com.br

 

Evitar números e hífens: O uso de números e hífens geralmente não são muito bem assimilados, podendo ocorrer uma possível confusão, pois as pessoas que ouvem o endereço do website podem atrapalhar-se se ele for composto por um número, por exemplo. Como o usuário saberá se a escrita é extensa ou numérica? Assim ocorre com o uso do hífen, podendo fazer as pessoas colocarem ele no lugar errado ou simplesmente esquecerem. Então é melhor ficar atento!

Extensão de nome de domínio apropriada: As extensões são basicamente as terminações dos endereços de websites, como por exemplo o .COM (o mais popular) ou .NET. Eles podem ter usos específicos, portanto escolha um que funcione para a sua empresa e também aquele que melhor se encaixe na sua necessidade.

Abaixo, algumas outras extensões importantes e como elas são usadas geralmente:

 

  • .co: uma abreviação para companhia, comércio e comunidade
  • .info: sites informativos
  • .net: sites técnicos, de infraestrutura da Internet
  • .org: organizações não comerciais e sem fins lucrativos
  • .biz: uso corporativo ou comercial, como site de comércio eletrônico
  • .me: sites de blogs, currículos ou pessoais
  • .agr: sites de empresas agrícolas, fazendas
  • .am: site de empresas de radiodifusão sonora
  • .art:  site voltado às artes, como: música, pintura, folclore
  • .edu:  site de entidades de ensino superior
  • .coop: abreviação de cooperativas
  • .esp: sites de esporte em geral
  • .fm: site de empresas de radiodifusão sonora
  • .gov: abreviação de site de entidades do governo federal
  • .inf:  sites de meios de informação (rádios, jornais, bibliotecas, etc..)
  • .jus: abreviação de entidades do Poder Judiciário

 

 

Cuidado com a disponibilidade: É necessário certificar-se de que o nome escolhido não seja de uma marca já registrada, ou já possua copyright. Em função disso, é possível gerar uma enorme confusão jurídica que poderá custar uma fortuna, além de seu domínio. Portanto, pesquise bem!

Vimos aqui algumas dicas essenciais para se aplicar na hora de escolher o nome de domínio ideal para o seu site. Você já usou algumas delas ou tem outras para propor? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iWeb

As 10 Principais Ferramentas de Marketing Digital para Ganhar Dinheiro com a Internet de Forma Eficiente!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais