Desenvolvedor Web vs Web Designer

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Desenvolvedor Web vs Web Designer: Qual a Diferença?

Desenvolvedor Web vs Web Designer: Qual a Diferença?
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Quando se trata de desenvolver um novo website ou atualizar um antigo, a grande maioria das pessoas não sabe que tipo de profissionais precisam contratar para responder e atender às suas necessidades ou a de seus clientes. Isso ocorre devido à complexidade e variedade de conhecimentos que cada cargo possui. Portanto é necessário diferenciar estes cargos, principalmente o de desenvolvedor web e web designer, que são os que mais geram confusão.

 


Mas, antes de tudo, é importante levar em consideração o tipo de site que você deseja criar, sendo ele com criações de design totalmente novas ou com funcionalidades únicas, pois essa decisão irá marcar o perfil do profissional que se encaixará melhor no projeto e na necessidade desejada. Se for algo simples, tendo apenas a precisão de adaptá-lo a uma identidade visual e ao conteúdo do design gráfico, o designer será o profissional ideal. Mas, se a necessidade de uma mudança no funcionamento do website acontecer, um desenvolvedor vai ser a melhor opção.

 

O Web Designer

image3

Um profissional de web design é sempre o primeiro a iniciar o trabalho/projeto, pois ele tem a função de criar do zero toda a parte gráfica da página, isto é, tudo aquilo que se vê ao acessá-la. É ele quem planeja e arquiteta cada umas das páginas que irão compor o site e seus respectivos links, seções de imagens, menus e também os vídeos, ou seja, a parte do conteúdo que o usuário terá acesso.

 

Mas sua função não se dá apenas na hora de criar um projeto único de um site a partir do zero: esse profissional também fará mudanças gráficas em sites que já possuem um modelo, além de auxiliar com todo o resto do design da página em relação aos conteúdos gráficos.

 

Ele também pode trabalhar em conjunto com o desenvolvedor web, mesmo executando diferentes tarefas. Assim, cria-se uma melhor interação e comunicação entre as áreas, fazendo o projeto fluir e produzindo um ótimo trabalho.

 

O Desenvolvedor Web

image2

O desenvolvedor web é encarregado por dar funcionalidade ao design. Sendo assim, não adiantará de nada ter um botão atrativo se não houver por trás dele um código de função específico para o usuário, fazendo-o ser redirecionado a uma outra página onde possa efetuar algum outro comando ou interação. Portanto, esse profissional é sempre necessário na equipe de desenvolvimento.

Existem duas subdivisões na carreira de desenvolvedor web: O Desenvolvedor Front-end, que é responsável pela programação da parte frontal da aplicação web, transformando o design criado pelo Web Designer em código HTML e CSS e adicionando vida à página utilizando JavaScript; e o Desenvolvedor Back-end, responsável pelas linguagens de programação como o Java, PHP, C#, C, C++ e  validações, processamento de dados e a comunicação da aplicação com o banco de dados e servidores.

 

Portanto, uma boa equipe de trabalho para a criação de projetos na área de web design é a dupla constituída pelo desenvolvedor e o web designer, onde esse modelo gera os melhores resultados e tornam o site único e exclusivo no mercado, diferenciando-se da concorrência e ganhando mais visibilidade. E aí, você aprendeu a diferença entre um desenvolvedor web e web designer? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iWeb

As 10 Principais Ferramentas de Marketing Digital para Ganhar Dinheiro com a Internet de Forma Eficiente!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais