5 dicas indispensáveis para o design de aplicativos

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

5 dicas indispensáveis para o design de aplicativos! Clique e confira!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

image1

O mercado de desenvolvimento e criação de aplicativos cresce mais a cada dia e as perspectivas de que ele continue prosperando são altíssimas. Assim, podemos crer que esse mercado não se estagnará tão fácil. Os apps que são sucessos instantâneos geram uma enorme visibilidade e levam as pessoas a se perguntarem se existe alguma fórmula para tal conquista.

Podemos afirmar que essa fórmula não existe! Mas, aplicando alguns conceitos de design de aplicativos, é possível aumentar as chances de se conseguir um lugar dentre os cases de sucesso. O primeiro passo de todos é que seu aplicativo seja atraente, para aproximar e reter mais os usuários.

Diante disso, selecionamos as melhores dicas para design de aplicativos para você aplicar em seu projeto. Olha só!

  1. Visibilidade do conteúdo

Uma verdade é que o conteúdo só chega ao usuário se estiver disposto em um layout organizado. Por isso, o ideal é utilizar um design mais direto e claro, dando um maior destaque ao conteúdo. Isto pode ser feito, por exemplo, através de abas que contenham ilustrações, fotos e vídeos. É importante ter mente que personalizar as áreas do aplicativo é de extrema importância para engajar o retorno dos visitantes.  

image3

 

  1. Interface

Sabemos muito bem que a primeira impressão é a que fica. Portanto, ficar atento aos primeiros elementos apresentados ao usuário, sendo eles o ícone do app e a tela principal, é fundamental.

Vale frisar, também, que o design de aplicativos está muito além da identidade visual, pois ele também está ligado ao conceito de funcionalidade. Esta, por sua vez, engloba fatores como a arquitetura da informação, usabilidade, padrões de navegação, transição de telas e muito mais. A interface do app permite que o usuário esteja envolvido tanto com sua forma interativa quanto na sua forma visual.

Dessa forma, o app deve permitir ao usuário uma navegação mais simples e que seja fácil encontrar o que se procura. O padrão visual é algo essencial na interface, pois ela permite uma uniformidade no aplicativo, porém requer bastante trabalho e planejamento, visto que cada detalhe faz a diferença.

  1. Boa navegação

A navegação do aplicativo deve ter direta relação com o seu conteúdo. Sendo assim, apps que possuem várias abas/seções pedem por uma navegação swipe, por exemplo, a qual permite destacar diversas áreas ao mesmo tempo. Dependendo do tipo de conteúdo disponibilizado, é melhor apostar nas abas roláveis, fixas e menus drop down.

 

image2

                                                                      Modelo de Menu Drop Down.

  1. Cores e áreas de respiro

Alguns fatores que auxiliam bastante a usabilidade são as fontes, logotipos, ícones e menus. Porém, as cores fazem parte de uma composição de percepções e sentimentos fundamentais para atrair mais ainda o usuário ao aplicativo.

As preferências por cores mais frias, por exemplo, dão um ar mais sutil e suave. Porém, é importante lembrar que deve ser usado a fim de enfatizar uma boa visibilidade. Desse modo, as cores mais chamativas são mais usadas para destacar botões importantes, evitando possíveis dúvidas sobre alguma ação.  

Áreas em branco, ou as chamadas áreas de respiro, são essenciais no layout da tela, pois com mais espaços em torno dos elementos podemos esperar por interações mais rápidas entre o usuário e o app, fazendo-os achar o que estão procurando o mais rápido possível, contribuindo para a sua experiência dentro do aplicativo.

  1. Tamanho do aplicativo

Quanto menor for o espaço que o aplicativo ocupará no aparelho do usuário, melhor será o seu engajamento com o mesmo. Podemos evitar apps pesados considerando a quantidade de uso de imagens e efeitos contidos. Por isso, um planejamento é fundamental. Considere que se você utilizar apenas imagens necessárias, a otimização do app será bem maior.

 

Vimos aqui algumas dicas para design de aplicativos e como isso pode ajudar no engajamento do seu app. Gostou delas? Tem mais alguma dica para compartilhar? Então comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iWeb

As 10 Principais Ferramentas de Marketing Digital para Ganhar Dinheiro com a Internet de Forma Eficiente!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais