2018: Confira as principais tendências de web design para o ano - Blog - McTech Goiânia

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

2018: Confira as principais tendências de web design para o ano

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Por estar inserido no meio digital, o web design está bastante sujeito a mudanças na tecnologia. O que nos surpreende é como os web designers lidam com os crescentes desafios técnicos e ainda conseguem criar sites que sejam fáceis de usar, claros e inovadores, consistentes com o estilo corporativo e adaptáveis ​​aos mais diversos modelos de dispositivos.

O ano de 2017 viu muitos avanços, incluindo o uso do celular finalmente ultrapassando a navegação em desktop. Isso significa que 2018 terá que utilizar plenamente a funcionalidade móvel de maneiras que nunca antes tínhamos visto, enquanto os desktops devem continuar evoluindo para permanecerem relevantes. Com tudo isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas tendências de web design notáveis ​​que estão disponíveis para assumir o controle neste ano.

 

1. Soltar sombras e profundidade
O uso de sombras não é novo. Então por que mencionar isso? Embora elas tenham sido um elemento básico do web design por um bom tempo, graças ao progresso dos navegadores, agora vemos algumas variações interessantes. Com grids e layouts de paralaxe, os web designers estão brincando com sombras mais do que nunca para criar profundidade e a ilusão de um mundo além da tela. Esta é uma reação direta à tendência de design plano que foi popular nos últimos anos.

sombras-web-design-tendencia-2018

 

Esta tendência cria um efeito surpreendentemente versátil, que aumenta não só a estética de uma página da Web, mas também ajuda a Experiência do Usuário (UX). Por exemplo, usar sombras suaves e sutis como estados de suspensão para designar um link não é uma nova idéia, mas combinando-os com gradientes de cores vibrantes, como no exemplo abaixo, aumenta o efeito tridimensional das sombras antigas.

gradiente+sombra-webdesign-2018
2. Esquemas de cores vibrantes e saturadas
2018 é definitivamente o ano do super excesso de cores online. Enquanto no passado muitas marcas e designers estavam presos com cores seguras para a web, hoje mais profissionais estão se tornando corajosos em sua abordagem à cor, incluindo a supersaturação e tons vibrantes.

cores-vibrantes-adobe-tendencia-design-2018

Isto é parcialmente ajudado pelos avanços tecnológicos em monitores e dispositivos com telas mais adequadas para reproduzir cores mais ricas. As cores vibrantes, e até mesmo chocantes, podem ser úteis para marcas mais recentes que desejam atrair instantaneamente a atenção de seus visitantes. Entretanto, também são perfeitas para marcas que desejam se separar do “web-safe” e do tradicional.

cores-vibrantes-tendencia-wedesign-2018

 

 

3. Particle backgrounds
Os fundos de partículas são uma ótima solução para os sites que apresentam problemas de desempenho com um fundo de vídeo. Essas animações são javascript leves, as quais permitem que o movimento seja criado como uma parte natural do plano de fundo (tudo sem levar muito tempo para carregar).

particle-background-tendencia-webdesign-2018
Clique aqui para ver o site.

 

Se uma imagem diz mais que mil palavras, um movimento certamente dirá também. Os fundos das partículas atraem imediatamente a atenção do usuário, de modo que as marcas podem criar uma impressão memorável em apenas alguns segundos. Além disso, gráficos em movimento, como esses, estão se tornando cada vez mais populares nas mídias sociais, fornecendo pistas voltadas para as páginas de destino.

 

4. Mobile em primeiro lugar

Como mencionado anteriormente, a navegação móvel superou oficialmente o desktop. Hoje em dia, é normal as pessoas realizarem compras e encomendas em seus smartphones. No passado, este era um processo fraco que os usuários não eram tão rápidos para adotar. Assim, os designers ficaram intrigados sobre como seria possível conseguir um menu, um submenu e um subfundo decentes em uma tela pequena.

mobile-design-tendencia-2018  Netshoes+App+tendencia+design+2018

Mas agora o design móvel amadureceu. O menu foi minimizado para a tela pequena. Os ícones são muito mais econômicos em termos de espaço e tornaram-se tão comuns que o usuário não tem problemas para entender. E os problemas de UX tornaram-se mais fáceis de identificar e corrigir com micro-interações, obtendo feedback imediato sobre as ações de seus usuários.

 

5. Ilustrações personalizadas
As ilustrações são ótimos e versáteis meios para criar imagens criativas, amigáveis ​​e adicionam um elemento de diversão a um site. Artistas experientes podem fazer ilustrações que são cheias de personalidade e adaptadas ao tom da marca.

ilustracoes-tendencia-webdesign-2018

Embora essa tendência seja perfeita para as empresas que são divertidas e enérgicas, elas podem ajudar a criar marcas que são tipicamente percebidas como serinhas e mais conscientes para seus clientes. Seja qual for a sua identidade de marca, provavelmente haverá um estilo de ilustração para combiná-la.

 

6. Tipografia grande e ousada
A tipografia sempre foi uma poderosa ferramenta visual, capaz de criar personalidade, evocar emoções e ajustar o tom em um site todo ao transmitir informações importantes. Agora, como as resoluções dos dispositivos estão ficando mais nítidas e fáceis de ler, espera-se um enorme aumento no uso de fontes personalizadas.

tendencia-web-design-2018-tipografia

Muitos navegadores podem suportar tipos de letra feitos à mão habilitados pelo CSS para navegadores da Web. A tendência de letras grandes, contrastando títulos sans serif e serif ajudam a criar paralelos dinâmicos, melhoram a UX e, o melhor de tudo, mantêm o visitante lendo seu site.

Para páginas da web em particular, os cabeçalhos são elementos principais de SEO e ajudam a solicitar informações para os olhos de leitura dos visitantes. Olhando para a frente em 2018, os designers aproveitarão tudo isso em páginas da web com cabeçalhos grandes e impactantes, tirados de tipos de letra criativos.

 

7. Layouts de assimetria e grade quebrada
Uma grande mudança em 2017 foi a introdução de layouts “quebrados” assimétricos e não convencionais, e essa tendência na web ainda estará forte em 2018. O apelo do layout assimétrico é único, distinto e às vezes experimental.

assimetria-tendencia-web-design-2018

Embora as marcas, em larga escala, ainda utilizem estruturas tradicionais baseadas em grade, esperamos um aumento no uso de layouts não convencionais na web, já que as empresas criam experiências únicas para se diferenciar.

assimetria-tendencia-web-design-2018

As empresas tradicionais podem não estar interessadas nessa estética, mas as marcas maiores que podem se dar ao luxo de ser um pouco arriscadas irão esperar ideias imediatas do seu web designer.

 

8. Animações integradas
À medida que a tecnologia do navegador avança, mais sites estão deixando as imagens estáticas e encontrando novas formas, como animações, para envolver os usuários em sua abordagem de comunicação. Ao contrário das animações de partículas mencionadas anteriormente (que geralmente são grandes fundos), animações menores são úteis para envolver o visitante ao longo de toda a experiência na página.

Por exemplo, os gráficos podem animar o usuário enquanto a página está sendo carregada ou mostrar ao usuário um estado interessante de um link. Eles também podem ser integrados para trabalhar com rolagem, navegação ou como o ponto focal de todo o site.

animação-tendencia-web-design-2018
Clique aqui para conferir este site com animação por rolagem.

 

A animação é uma ótima ferramenta para incluir os usuários na história de um site, permitindo que eles se vejam (e seu futuro potencial como clientes) nos personagens. Mesmo se você só estiver interessado em animações para imagens visuais abstratas divertidas, eles funcionam bem para criar interações significativas para seus visitantes.

 

9. Gradientes dinâmicos
Ao longo dos últimos anos, o design plano tem sido uma tendência de web design muito preferida em relação às cores dimensionais, mas os gradientes estão fazendo um grande retorno em 2018. Os últimos gradientes foram vistos principalmente sob a forma de sombreamento sutil para sugerir 3D ( Os ícones iOS da Apple foram um ótimo exemplo).

gradiente-tendencia-web-design-2018

Agora, eles são grandes, altos e cheios de cores. A encarnação recente mais popular é um filtro de gradiente sobre fotos – uma ótima maneira de fazer uma imagem menos interessante parecer intrigante. Um fundo de gradiente simples também pode ser a solução perfeita desta tendência se você não tiver outras imagens para trabalhar.

gradiente-tendencia-web-design-2018

 

O que achou das tendências para 2018 no segmento de web design? Deixe sua opinião nos comentários!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iWeb

As 10 Principais Ferramentas de Marketing Digital para Ganhar Dinheiro com a Internet de Forma Eficiente!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais