Sonorização nos games: fatores importantes a se considerar

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Sonorização nos games: fatores importantes a se considerar

Sonorização nos games: fatores importantes a se considerar
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Na composição de um jogo alguns fatores são cruciais durante o seu desenvolvimento. A sonorização é um deles. O fundamental é pensar em como aplicar tais efeitos no game, de forma que se consiga transmitir sensações desejadas e planejadas para o jogador naquele momento específico.

 

Existem três fatores sonoros que envolvem o jogador numa experiência de imersão no seu jogo e são eles:

 

Efeitos Sonoros
O efeito sonoro das moedas capturadas pelo Sonic é um clássico, assim como cada efeito inserido nos jogos do Super Mario e eles servem para dar um feedback ou indicarem ao jogador uma ação feita. Os cliques dos botões da interface estão dentro desta categoria e podem ser bastante lembrados, assim como sons que avisam ao jogador que seu tempo para completar determinada fase está acabando.

 

Existem três grupos de efeitos sonoros: local, distante e prioridade. O primeiro se trata do som que será ouvido pelo jogador quando o mesmo estiver perto da fonte do efeito e conforme ele se afasta, o som vai sumindo. O distante é aquele que pode ser ouvido mesmo longe de sua fonte, como por exemplo o som de uma explosão. E os prioritários são aqueles que irão tocar quando se obtém algo, por exemplo, coletar itens, ganhar vida, pegar power ups, morte ou chegada de inimigos.

 

Voz e Dublagem
A grande maioria dos jogos contam com a dublagem de profissionais para dar mais vida à narrativa. Estes profissionais estudam o personagem e são preparados para compreenderem as características da voz que será interpretada por ele, dando personalidade ao mesmo.

 

O processo de dublagem é semelhante ao de um desenho animado, mas o que os diferencia são os diálogos, às vezes fora de contexto, pois serão gravados falas e sons para serem utilizados durante o game que podem ser reutilizados em vários momentos durante a narrativa.
Uma coisa bem comum durante as gravações são as diversas interpretações da mesma fala do jogo, podendo ter mais entonação ou não dependendo da situação apresentada. Esta estratégia tem como objetivo dar um ar mais natural na fala.

 

luiza-caspari-dublagem-ellie
(Luiza Caspary, dubladora brasileira da Ellie em The Last Of Us )

 

Kevin-Conroy-batman-arkham-origins-620x343
(Kevin Conroy é o dublador do Bruce Wayne/Batman e dublou o herói nos jogos Arkham, Asylum e City, em Injustice: Gods Among Us e no MMO DC Universe Online)

 

luiz-carlos-persi-dublador-joel
(Luiz Carlos Persy, o dublador brasileiro de Joel em The Last Of Us)

 

Nolan North dublador game Uncharted
(Nolan North é o dublador americano de Nathan Drake, da série Uncharted. Ele também interpretou diversos outros personagens, como o Superboy, Desmond Miles em Assassin’s Creed, o Pinguim da série Arkham, Deadpool, David em The Last of Us e Capitão Walker em Spec Ops: The Line.)

 

Roger Craig Smith dublador Assassin’s Creed
(O americano Roger Craig Smith é famoso por interpretar Ezio Auditore, protagonista de 3 jogos da série Assassin’s Creed e também Sonic, Capitão América e Chris Redfield do Resident Evil)

 

Músicas
A música é inserida no jogo a fim de ambientar o jogador sonoramente naquela situação atual descrita, além de orientar a sua reação juntamente com as imagens visuais. Ela pode indicar diversos fatores como: perigos próximos, momentos de combate, vitória e até partidas.

 

A música instrumental é muito utilizada para se criar climas e atmosferas que combinem com aquilo que o jogador está vendo. Por isso, o desenvolvedor sonoro deve ter bastante atenção na hora de compor determinadas trilhas sonoras.

 

Na maioria dos jogos é utilizada a música em loop, que nada mais é do que uma música tocada de forma contínua e que se repete durante a jogatina. Exemplo disso são as músicas tocadas nas fases de Super Mario.

 

Vimos que a sonorização é parte fundamental para a imersão do jogador ao game, gerando uma maior interação e posteriormente uma lembrança mais forte da narrativa.

 

Gostou do post direcionado à sonorização nos games? Você conhece outros sons icônicos neste meio ou uma trilha sonora que marcou sua experiência de jogo? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais