Prototipagem e o Game Design - Blog - McTech Goiânia

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Prototipagem e o Game Design

Prototipagem e o Game Design
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

O Game Design, além de trabalhar com criação, interação, enredo, regras, planejamento dos elementos e dinâmicas de um jogo, trabalha também com a prototipagem. Trata-se de uma fase importantíssima durante o desenvolvimento de um jogo digital. Mas afinal, o que é um protótipo?  O protótipo é um produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto.

Portanto, durante o desenvolvimento de um projeto de um game é necessário elaborar e construir algo mais concreto e palpável que poderá ser apresentado tanto em formato digital (linguagens de programação script), papel (maquetes) ou qualquer outro recurso (como por exemplo: lego) que apresente a ideia e a mecânica que será inserida. Assim, a equipe e demais pessoas que possuam interesse no jogo podem dar um feedback do pré-projeto através desse protótipo.

 

Aplicação de Protótipos

A aplicação dos protótipos se dá por diversos fatores, sendo eles para: testes de balanceamento em relação à dificuldade pela inteligência artificial; analisar a ergonomia dos controles; verificar as animações em relação ao avatar; testar a sua interface gráfica e como o usuário irá compreendê-la, etc. Através disso, é possível avaliar o que queremos e, assim, evitamos um trabalho dobrado depois de alguma etapa já estar concluída, além de descartar algumas ideias que não serão aproveitadas.

Quando o jogo é mais focado na dinâmica ou funcionalidade, o seu protótipo não deve levar muito em consideração a estética, pois o intuito é avaliar se o jogo está divertido e se suas regras vão ser entendidas pelos jogadores. Também é necessário avaliar a ferramenta a ser utilizada na prototipagem por meio do cronograma do jogo, do foco da avaliação e recursos disponíveis, tornando esta etapa fundamental ao se realizar um protótipo.  

É essencial transmitir ao público e fazê-lo entender que o que é apresentado nessa fase de teste é apenas um protótipo. Afinal, os interessados podem avaliar o jogo de maneira negativa por não verem gráficos finais bons e de qualidade, pensando que a versão final é aquela.

 

Quais os tipos de Prototipagem?

Existem outras formas de prototipagem e podemos classificá-los da seguinte forma:

  • Prototipagem rápida: é o modo mais ágil, pois desenvolve novos projetos, avalia o protótipo, descarta-o para produzir outro projeto e novo protótipo.
  • Prototipagem reutilizável: parte do protótipo pode ser reaproveitada para o projeto final.
  • Prototipagem modular: novas partes vão sendo acrescentadas e modificadas de acordo com o ciclo de desenvolvimento do jogo.
  • Prototipagem horizontal: bastante usado para interfaces a fim de se verificar a disposição das informações.
  • Prototipagem vertical: seu foco é em apenas uma funcionalidade.
  • Prototipagem de baixa fidelidade: é um teste de baixo custo, elaborado usando papel e caneta, imitando a funcionalidade do projeto.
  • Prototipagem de alta fidelidade: ele se parece ao máximo com o produto final do projeto em todas as suas características citadas.

 

Vimos neste post que a prototipagem é uma etapa importante da produção de jogos digitais, pois demonstra à equipe desenvolvedora a visualização da aplicabilidade de sua ideia inicial ao jogo. E aí, gostou do post de hoje? Comente com a gente!

 

 

 

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais