Os profissionais envolvidos na criação de jogos

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Os profissionais envolvidos na criação de jogos

Os profissionais envolvidos na criação de jogos
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

O mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil está em constante crescimento e evolução, com isso abre-se várias portas para diversos profissionais envolvidos na criação de jogos. No entanto, o campo de criação de games não é apenas dividida em artistas e programadores, são necessários vários profissionais com habilidades e características diferentes para o desenvolvimento de um jogo.

A produção de jogos exige a participação de pessoas que têm conhecimentos em áreas muito diversas, o que impede que apenas uma formação cubra todos esses outros conhecimentos. Cada estúdio de produção, divide essa funções de diferentes formas e dependo do tamanho da empresa, o profissional pode ser responsável por apenas uma parte muito específica dessas áreas de conhecimento ou, também ser responsável pela maioria delas.

A equipe de desenvolvimento se divide em vários campos, pois os jogos dependem de muitos fatores para funcionar e alcançar um nível de qualidade para o público, como os gráficos, jogabilidade, músicas e história. São eles: 

Programadores

Os programadores têm o papel de programar todos os sistemas que compõem o funcionamento em um jogo, ou seja, eles trabalham com a engine/ motor do jogo, como a jogabilidade, a física do jogo, as ações e sistemas de combate. Para ser um programador, é ideal ter uma boa noção matemática, lógica e gostar de exatas.

Se você se identifica com essa área e acha que deve seguir a programação, busque por faculdades de ciências da computação, engenharia elétrica ou cursos técnicos na área. Existem também cursos específicos para engines, como Unity ou Unreal.

Artistas

Sendo um jogo 2D ou 3D, tudo que se vê é trabalho de um artista. Esses profissionais são responsáveis por toda a parte de criação artística de referência do game/ concept art. Eles planejam as ilustrações de personagens, dos ambientes, cenários, objetos, armas etc. Trabalham diretamente com o roteirista e com o conteudista. Transformam em imagem a história do jogo

Diversos jogos precisam de diferentes tipos de artistas, pois o profissional que cria pixel art dificilmente vai ser o mesmo que esculpe modelos 3D realistas. Por isso se o seu forte é o artístico, é interessante aprender um pouco de tudo, mas se especializar em uma área especifica.

Game Designers

Os Game Designers, tem o papel fundamental de desenvolver as regras e ideias que irão compor o jogo. Eles pegam como base a referência visual criada pelos artistas, e desenvolverem um projeto visual, feito através de modelagens, texturas e todos os elementos de cena, sejam eles 2D ou 3D.

Cabe também a esse profissional, definir como o jogo funciona, as regras que ordenam esse mundo, as mecânicas principais do jogo, quais as vantagens, etc. Ainda existem muitas outras funções que seriam de responsabilidade do designer, porém de todas elas a sua principal função é tornar o jogo interessante e principalmente divertido.

Animadores

Os animadores são responsáveis por dar vida aos modelos criados, eles desenvolvem toda a movimentação e animação dos elementos do game, dando mais realismo às ações. Criam também expressões para elementos orgânicos, como personagens, animais, criaturas, natureza e, em alguns projetos, inorgânicos, como objetos interativos, cenários e equipamentos de personagens.

Sonoplastas, Compositores e Sound Designer

O compositor é o responsável por criar a atmosfera do jogo através da música, desde a trilha sonora principal, sons ambientes, dublagem, até sons de menu. Ele contribui para uma maior imersão do jogador dentro do universo do jogo.

Com o avanço da tecnologia dos games, a presença de um compositor se fez mais necessária, pois normalmente, a trilha sonora de um jogo ou é muito curta ou deve ficar em looping o tempo todo, sendo assim, essa é um dos pontos que tornam o trabalho do compositor algo de extrema importância, pois cada detalhe no som conta para a transformação e composição de um clímax da história.

Produtores

Os produtores são aqueles que vão organizar e supervisionar cada uma das outras áreas, além de planejar o trabalho a ser feito, ele gerenciar o cronograma da equipe, controlar o orçamento do jogo, escrever contratos, contratar membros para a equipe e estimula e cobra os prazos.

Esses profissionais geralmente são pessoas que já trabalharam em algumas das outras áreas ditas e tem também todo um conhecimento de como funciona as partes do estúdio, como as áreas interagem e o que é responsabilidade de quem.

QAs

Os Quality Assurance ou QA é a pessoa que deve testar o jogo, onde passam várias horas testando os jogos e buscando identificar possíveis bugs e outros problemas ou falhas que possam atrapalhar a jogabilidade. Os QA têm que achar os padrões de erros e reportar os bugs, corrigidos pelos programadores, a fim de garantir que os jogadores tenham uma boa experiência jogando.

Comunicadores

Os comunicadores são responsáveis por manter, divulgar e promover os sites, blogs e redes sociais da empresa, mantendo-os sempre atualizados com informações e notícias sobre os jogos produzidos.

Nos estúdios, nem sempre tem alguém dedicado para essa função especifica, por isso, na grande maioria das vezes é contratada uma empresa terceirizada para cuidar dessa área.

Se a área da comunicação é a que você se identifica, as faculdades de Ciências da Comunicação, sendo elas Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, dão uma boa base, mas a experiencia conta muito, por isso é importante participar de encontros com desenvolvedores e jornalistas de jogos.

Com isso, vemos que um estúdio ou empresa de desenvolvimento de jogos precisa de vários profissionais, que se completam, trabalhando em conjunto para dar vida ao projeto.  E você, se identificou com alguma área especifica? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais