O que são Game Jams?

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

O que são Game Jams?

O que são Game Jams?
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

A produção de um game é uma tarefa que exige várias etapas a serem feitas, sendo cada parte fundamental para a produção final do jogo. Mas imagine que você só possui algumas horas para concluir essa produção, do início ao final. Já parou para pensar o que são Game Jams?

 

Game Jams são eventos que tem a proposta de reunir game designers, ilustradores, programadores e músicos para desenvolverem jogos temáticos em um curto prazo de tempo. Elas são uma variação de uma prática comum entre os programadores, que é chamada de hackathons e tem o objetivo de desenvolver produtos. Mas também existem maratonas para quebra de códigos, exploração de dados públicos e reforço de medidas de segurança digital, por exemplo.

 

As Game Jams começaram em 2002, sendo a primeira delas a 0th Indie Game Jam. O encontro surgiu a partir de alguns estudos realizados por desenvolvedores, sendo eles: Chris Hecker, Sean Barrett, Jonathan Blow, Casey Muratori, e Doug Church. Eles criaram um engine (um software com funções pré-programadas para facilitar o desenvolvimento de games) e convidaram algumas pessoas para testá-la e desenvolverem o maior número de jogos que conseguissem em um prazo de quatro dias.

 

Atualmente, o evento de game jam mais famoso é a Global Game Jam, que teve uma primeira edição no ano de 2008 e desde então acontece uma vez ao ano. Ela é uma iniciativa global que atinge 72 países e funciona tanto de forma presencial quanto de forma online.

 

global game jam 2017

 

Como participar?
Os eventos presenciais de Game Jams dependem muito de um trabalho em grupo, mas nas maratonas online, os participantes podem trabalhar sozinhos ou com uma equipe que já se conheça a fim de coordenar melhor o trabalho em função do prazo reduzido.

 

Se você já possuir uma equipe formada ou decidiu optar pelo trabalho solo, é possível acessar listas fornecidas nos sites destes eventos, que são relacionados por data, tema e local (caso seja presencial). Nos eventos de Game Jams você tem a oportunidade de conhecer outros desenvolvedores, de encontrar um grupo que aproveite suas habilidades e que também cubra possíveis fraquezas na hora de trabalhar com um prazo apertado.

 

Por que são importantes?
As produções feitas em Game Jams nem sempre possuem prêmios para os melhores projetos, mas eventos de caráter mais competitivo costumam ter como premiação um auxílio para o lançamento e divulgação do trabalho, bem também como prêmio em dinheiro ou equipamentos. Isso ajuda bastante na carreira inicial de um desenvolvedor.

 

Tendo ou não uma premiação, as Game Jams são importantes para os desenvolvedores independentes por serem uma oportunidade de exercitar a sua velocidade de produção, de suas habilidades e do trabalho em equipe. A participação de Game Jams também é importante para aumentar o portfólio dos profissionais da área.

 

E aí, gostou de saber sobre os eventos de Game Jam, como participar e porque são importantes? Você tem vontade de participar de uma Game Jam ou já participou deste evento? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais