Entenda os e-Sports e seus modelos de negócio

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Entenda os e-Sports e seus modelos de negócio

Entenda os e-Sports e seus modelos de negócio
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

 

Os e-Sports são competições profissionais de jogos eletrônicos que vêm crescendo a cada ano e envolvem grandes prêmios. Os maiores torneios possuem transmissões ao vivo via internet, além de etapas presenciais com plateia e narradores oficiais, trazendo emoção ao público que assiste.

 

e-sports

 
O desenvolvimento deste cenário competitivo dos esportes eletrônicos está ligado ao modelo de negócio das desenvolvedoras que realizam os campeonatos de seus respectivos jogos. Temos dois modelos de campeonatos de e-Sports possíveis: os modelos europeu e americano, onde cada um deles possui tanto vantagens quanto desvantagens para o fortalecimento do segmento. Fora isso, cada desenvolvedora fica livre para criar campeonatos e regras de negócios.

 
O modelo europeu
Também conhecido como modelo federativo piramidal, este consiste em uma instituição que organiza, define e emite para todas as organizações continentais as regras de jogos, de negócio, cláusulas obrigatórias em contratos de trabalho, os mecanismos de solidariedade e intermediários.

 
A legislação esportiva do Brasil é inspirada no modelo europeu, onde o tipo de negócio criado pela FIFA foi inserido em nossa lei, trazendo benefícios para os esportes consolidados e apresentando, também, desvantagens para as modalidades que não possuem o mesmo destaque.

 
O modelo americano
O modelo norte-americano é classificado como um modelo horizontal, ou seja, são as franquias, nas quais os times se reúnem e formam ligas, que organizam a competição (porém, sem associação com outros campeonatos). Outro aspecto deste modelo é a definição das suas regras próprias de negócio, que visam trazer estabilidade financeira às equipes participantes, nas quais há a aquisição da vaga para participar.

 
As principais diferenças
O modelo europeu tem a pretensão de alcançar vitórias e títulos. Já o americano tem como principal objetivo o lucro e distribuição igualitária para todas as equipes que participam.

 
É comum observar no modelo europeu um desequilíbrio entre os competidores, pois as organizações que possuem um número maior de investimentos tem chances de oferecer salários superiores para absorver os melhores atletas. Em função disso, os mesmos times sempre alcançam as principais colocações nos campeonatos.

 
No modelo americano, a determinação do montante e controle do valor global, que permite gastar com a contratação de jogadores, tem como foco proporcionar o equilíbrio na competição para dar mais chances para todas as equipes participantes alcançarem um bom desempenho.

 
Entretanto, um fator desfavorável deste modelo é que ele não promove o surgimento de novas organizações, visto que não há uma ascensão e rebaixamento, permitindo apenas que novos jogadores surjam no cenário. Mesmo assim, a convocação de novos atletas/jogadores é controlada e sempre deve respeitar os valores que são estabelecidos antecipadamente pela instituição.

 
Fatos do e-Sport no Brasil

 

e-sports-brasil

 
Segundo dados divulgados pela NewZoo:

 
• Só o Brasil tem 11,4 milhões de espectadores de e-Sports.
• O país representa quase a metade da audiência na América Latina, que é de 23,7 milhões pessoas.
• Somos o terceiro maior mercado de esportes eletrônicos no mundo, sendo que Estados Unidos e China estão em 1° e 2° lugar, respectivamente.

 
Os jogos de e-Sport

 
A seguir, algumas categorias e jogos que compõem este cenário competitivo:

 
Luta: Street Fighter , Super Smash Bros, Marvel vs. Capcom, Mortal Kombat e Tekken.
First Person/ Shot: Counter-Strike (CS), Call of Duty, Halo, Battlefield, CrossFire, Overwatch e Rainbow Six: Siege.
Estratégia: StarCraft: Brood War, Warcraft III e StarCraft II.
Esportivo: FIFA, NBA 2K, Rocket League e Real Subspace Hockey League.
Multiplayer Online Battle Arena: Dota / Dota 2, League of Legends (LoL), Heroes of the Storm e Clash Royale.

 

E-sports-All-Stars (1)

Gostou de saber como funciona o modelo de e-Sport? Gosta, participa ou já jogou em algum tipo de competição? Já viu alguma transmissão destes jogos? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais