Criação de personagens para jogos

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Criação de personagens para jogos

Criação de personagens para jogos
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Vários personagens de jogos cativam e ficam na memória do jogador pelo seu carisma ou pela sua história, muitas vezes marcantes, pela sua personalidade, pela sua originalidade ou até mesmo pela soma de todos esses fatores.

A criação de personagens deve ser pensada e planejada detalhadamente, pois o protagonista que dará movimento com suas interações e ações a toda narrativa do jogo. Mas a criação de personagens para jogos é algo tão complexo assim?

Vamos dizer que são inúmeros os caminhos e os aspectos a serem trabalhados, por isso vá com calma e se atente a cada detalhe. É necessário fazer um estudo a fundo sobre o personagem, pensando em suas expressões faciais, manias, personalidade, história passada e em seus gestos. Antes de finalizar, é importante analisar e ajustar alguns pontos que darão um bom resultado final.

O processo de criação pode ser longo e cansativo, mas sem ele o personagem pode perder seu real significado ou ser esquecido facilmente pelo jogador. Por isso o planejamento de como o personagem será e qual é o seu sentido no jogo é essencial.

Projeto do Personagem

ligadajustica-ilustracao2

Primeiramente deve-se ter um roteiro contando toda a narrativa, que auxiliará o criador a pensar na função do personagem, seu propósito, sua jornada e também como ele irá agir diante a várias situações. 

Muitos criadores, para se organizarem melhor, fazem uma série de perguntas e formulam fichas, que contém todas as informações necessárias para a elaboração de seu personagem, sendo ele um herói, vilão ou npc (non-player character ou personagem não jogável).

Portanto, é importante fazer uma descrição resumida do personagem e falar sobre sua personalidade, desejos e qualidades por exemplo. Pode-se pensar se ele poderá evoluir, pois em muitos jogos, os personagens sofrem mudanças com o passar da narrativa e se essas mudanças devem ser especificadas e explicadas, sendo elas físicas, visuais, internas ou comportamentais. É importante ressaltar também o seu nível intelectual, sendo ele mais esperto ou lento ou se é inteligente ou não. 

1280px-1D_model-sheet

Alguns exemplos de perguntas para uma boa base para se compor um personagem são:

  • Quais são suas características?
  • Como é a sua personalidade, a sua identidade?
  • Como você descreveria a sua aparência?
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais