Conheça os nove gêneros dos Jogos Digitais

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Conheça os nove gêneros dos Jogos Digitais

Conheça os nove gêneros dos Jogos Digitais
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Com o constante crescimento da área de desenvolvimento de jogos e com o número de pessoas que se interessam aumentando a cada dia mais, é muito importante que estes profissionais conheçam os gêneros de jogos a serem desenvolvidos e projetados.

Existe uma enorme variedade de jogos disponíveis no mercado e alguns deles possuem pelo menos um gênero bem definido em questão de estrutura. Sendo assim, é fundamental planejar e analisar os diversos formatos, avaliar os jogos da categoria em que se encaixa o projeto e observar as características do gênero escolhido.

Confira abaixo alguns dos principais gêneros e subgêneros de jogos:

Ação/ Aventura
O gênero de ação e aventura é o que mais atrai os jogadores por permitir que os mesmos participem e interajam com uma história repleta de desafios e muita energia. Um aspecto importante de tais jogos é o de se resolver puzzles, ou enigmas que exijam raciocínio lógico, além de itens que devem ser encontrados durante a aventura para o desenrolar da história.

– Open World: Jogos de mundo aberto. Normalmente possuem como mapa uma cidade inteira, na qual o jogador é levado entre diversos personagens de um ponto a outro, executando missões durante toda a narrativa da história. Um exemplo é a série de jogos Grand Theft Auto.

– Arcade: Podemos considerar dentro desse gênero qualquer jogo que apresente as características dos primeiros jogos de arcade com pontuação, tempos curtos em cada fase e com gameplay de reflexos, como Metal Slug e Diner Dash.

– Survival Horror: os jogadores precisam sobreviver em um cenário de terror e gerenciar os seus recursos limitados como munição, por exemplo. Alguns dos jogos que melhor representam esse subgênero são os da série Resident Evil e Silent Hill.

– Plataforma: O jogador atravessa um cenário, pulando através de plataformas e variados obstáculos, solucionando quebra cabeças e enfrentando inimigos para atingir objetivos e conseguir objetos e/ou pontuação. Um exemplo clássico desse subgênero são os jogos da série Mario e Donkey Kong.

mario-jogo-plataforma
Super Mario. Jogo de Ação/Aventura. Subgênero Plataforma.

Luta
Os jogos de luta tem como característica principal dois ou mais personagens que se enfrentam com golpes e poderes especiais, efetuando combos em um ambiente de arena. A mecânica de golpes efetuados através da sequência e alguns exemplos desse gênero são os jogos da série Street Fighter, Mortal Kombat e Injustice: Gods Among Us.

Tiro/Shoter
Esse gênero consiste basicamente em mirar e atirar projéteis em inimigos em seu campo de visão. Esse tipo de jogo exige grandes reflexos dos jogadores e possui alguns subgêneros que se diferenciam pela visão e posicionamento da câmera.

– First person shooter: Esse subgênero do shoter é caracterizado pela utilização da câmera em primeira pessoa, ou seja, da perspectiva/olhar do jogador, normalmente você consegue ver apenas a arma e as mãos do personagem. Um exemplo desse subgênero é o jogo Counter Strike.

– Shot’em ups: Esse subgênero de shoter é em estilo arcade, onde os jogadores devem atirar em uma grande quantidade de inimigos e evitar uma série de obstáculos.

– Third person shoter (TPS): Basicamente um shoter onde a câmera é posicionada atrás do personagem, permitindo que o jogador o veja de forma total ou parcial e também tenha uma melhor percepção do cenário e tudo que o rodeia. Um ótimo exemplo desse subgênero é a famosa série Grand Theft Auto.

grand-theft-auto-genero-tiro
Grand Theft Auto. Jogo de tiro. Subgênero Third person shoter (TPS).

Role-Playng Game (RPG)
É uma das principais categorias no mundo dos games e com certeza um dos que mais fazem sucesso. Os jogadores interpretam personagens escolhendo uma classe e pontuando estatisticamente suas habilidades em combate. Exemplo: Star Wars: Knights of the Old Republic.

– Massively multiplayer online role-playing game (MMORPG): Basicamente segue a mesma linha do Role-Playing Game (RPG), porém permite a presença de centenas de jogadores no mesmo ambiente. É baseando em lutas online com jogador versus jogador, como em World of War Craft.

Construção/gerenciamento
Neste gênero bem popular, os jogadores devem construir e expandir uma determinada locação de forma estratégica, utilizando de recursos limitados e disponíveis. SinCity é um bom exemplo desse gênero.

Vida Virtual
É muito semelhante ao gênero de construção e gerenciamento. Aqui, porém, o jogo é muito mais baseado no desenvolvimento de relações com formas de vida artificiais. Exemplos: The Sims e Second Life.

the-sims-vida-virtual
The Sims. Jogo do gênero Vida Virtual.

Música/ritmo
Esse gênero de game coloca o jogador em disputas através de ritmo com a música em questão para se obter pontos, acertando as notas vindas em sequência. Alguns exemplos de jogos nessa linha são Guitar Hero e Rock Band.

Esportes
Esses jogos se baseiam em competições esportivas,, sejam elas atléticas como o futebol ou o basquete, ou radicais como skate e snowboard. Exemplos desse tipo de jogo são as série Fifa, NHL e Tony Hawk.

Simulação de veículo
Jogos de simulação de direção veicular prezam primariamente pela física do comportamento do veículo em diversas situações realísticas, como chuva, curvas fechadas, subidas íngremes, lama e outros. Por serem simuladores, requerem muito mais conhecimento do veículo e de direção para serem jogados. Alguns exemplos são: Need For Speed e Ace Combat.

need-for-speed-simulador-direcao
Need for Speed. Jogo do gênero Simulador de Direção.

Qual o seu gênero de jogo preferido? Comente com a gente qual você mais gostaria de produzir!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais