Conheça as vantagens de usar Pixel Art na criação de games

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Conheça as vantagens de usar Pixel Art na criação de games

Conheça as vantagens de usar Pixel Art na criação de games
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

A pixel art é uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas e editadas a partir de um elemento básico, o pixel. Algumas vantagens em aplicar a pixel art na hora de projetar um jogo é a própria facilidade para se aprender a criar este estilo.

Podemos dizer que o pixel consiste no menor elemento em que se pode atribuir uma cor num dispositivo eletrônico visual. Por meio dele foram criadas as primeiras formas que representavam os ambientes e avatares no mundo dos games.

Os desenhos são compostos por vários pixels. Cada pixel é formado por um conjunto de três pontos: vermelho, verde e azul ou o famoso sistema de cores RGB (Red, Green and Blue), o qual tem a capacidade de gerar 256 tonalidades a partir das cores originais; combinando essas tonalidades, pode-se chegar a cerca de 16 milhões de cores diferentes.

Confira abaixo alguns dos motivos pelos quais os desenvolvedores podem optar pela pixel art em seus jogos:

 

Sensação de nostalgia

Geralmente, a pixel art cria uma sensação de nostalgia nos jogadores, principalmente naqueles que cresceram entre os anos 80 e 90 e pegaram os games mais clássicos como os jogos do Super Mario, MegaMan e Sonic. Essa arte possibilita ao desenvolvedor alcançar diferentes públicos, desde adultos até crianças.

 

super mario bros pixelado   sonic pixel art   pixel art game

 

Estética e trabalho

Além da possibilidade de se usar programas de manipulação simples de imagens Bitmap, como o Photoshop, Fireworks, Corel Photopaint – e ainda os mais acessíveis, como Paint e GIMP -, é capaz de se desenvolver cenários, personagens e itens com diversos estilos e temáticas diferentes. Lembrando que, nem sempre os gráficos trabalhados com as melhores tecnologias serão esteticamente mais bonitos do que outros.

Ao utilizar um programa de edição, os desenvolvedores devem ampliar o zoom ao máximo para poder editar cada pixel individualmente. Portanto, cada detalhe formado fará uma enorme diferença em sua arte final.

 

pixel art

 

Riqueza de detalhes

A pixel art tem a capacidade de criar verdadeiras obras de arte. Ao mesmo tempo em que apreender a técnica pode ser mais fácil e os softwares acessíveis, o trabalho para construir personagens e cenários é árduo. Tudo é feito pixel por pixel e o resultado são imagens com uma quantidade incrível de detalhes!

 

pixel art

 

DETERMINANDO ESTILOS DE PIXEL ART

 

Anti-aliasing: essa ferramenta é responsável por suavizar as bordas dos desenhos e está em diversos programas de manipulação gráfica. Deve ser utilizada com cuidado, pois o principal objetivo da pixel art é deixar claro e totalmente visíveis os pixels para o jogador.

 

Uso das cores: os primeiros modelos de games, que rodavam em consoles de 8-bits, continham apenas 256 cores para serem usadas em seus jogos e, mesmo com uma paleta de cores limitada, era e ainda é possível criar sombras, efeitos de luz e detalhes usando os pixels.

O grande salto veio com os consoles de 16-bits, que  utiliza 5 bits (32 níveis possíveis) para representar a cor vermelha, 5 bits para a cor azul e 6 bits (64 níveis possíveis) para representar a cor verde, que é captada com maior sensibilidade pelo olho humano. A combinação das três cores totaliza 65.536 (32 × 64 × 32) misturas de cores.

Devido à essa maior variedade de tonalidades, as imagens geradas para os jogos para consoles de 16-bits passaram a não exigir grande esforço dos olhos por não apresentarem um contraste forte entre as cores, além de atenuar os elementos por meio da utilização de um contorno mais escuro.

 

cores pixel art

 

personagens pixel art

 

Resolução mais baixa: o game em pixel art não necessita ser grande em questão de resoluções, pois este estilo se evidenciou nos consoles mais limitados. Exemplo disso é o Super Mario Bros, que tinha 256×224 pixels e só o personagem continha cerca de 12×16 pixels.

Hoje, os pixels são bastante aplicados na criação de jogos para celular, já que essa baixa resolução faz com que os games sejam leves. Isto faz com a pixel art seja a melhor opção gráfica para este nicho.

 

Gostou de saber mais sobre Pixel Art e a vantagem de usá-la na criação de games? Você conhece outros jogos, sendo eles mais atuais ou mais antigos, que possuem este tipo de arte? Comente com a gente qual estilo você mais gosta e se este tipo de estética te agrada!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais