Cloud Gaming: o que é e como funciona?

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Cloud Gaming: o que é e como funciona?

Cloud Gaming: o que é e como funciona?
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Atualmente, uma das principais maneiras de aproveitar os conteúdos em dispositivos conectados é através do streaming, sendo ele de vídeos (como o Youtube, Netflix) ou músicas (Spotify) para computadores, tablets e tvs. Esses grandes nomes possuem uma ampla biblioteca de conteúdo que são gerenciadas em nuvem com o recurso de streaming, podendo ser acessadas a partir de qualquer lugar.

O termo cloud gaming ou jogo na nuvem tem sido muito usado por seus vários motivos, dentre eles, o fato da tecnologia ter ganhado mais força, trazendo uma série de benefícios aos jogadores e, principalmente, porque é possível que esteja presente na nova geração de consoles.

Quer saber o que é a nuvem ou Cloud Gaming: o que é e como funciona?  Então confira abaixo um pouquinho sobre.

A Nuvem

A nuvem nada mais é do que uma estrutura de computadores que garante seus serviços aos usuários através da internet. Isso ocorre quando o perfil do usuário, contendo seus dados e configurações, fica armazenado em um servidor central e o sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo, sendo necessário conectar-se a partir de um login e senha.

As nuvens públicas são os meios utilizados pelos game developers para integrar seus jogos. Entretanto, existem também as chamadas nuvens privadas, que são servidores que não se comunicam através da internet, mas sim por uma rede interna. Esse tipo de nuvem é muito utilizada por grandes empresas e organizações.

Com os jogos ocorre a mesma coisa, já que não é necessário possuir uma cópia física do jogo. Os games são transmitidos de um servidor central, via internet, para o dispositivo em uso. As informações do usuário são salvas na nuvem e ficam disponíveis para uso assim que são acessados pelo sistema novamente de qualquer outro aparelho.

Os benefícios da Nuvem

As empresas utilizam a nuvem para usar seus recursos de memória, armazenamento e processamento de dados sem precisar se importar com os servidores físicos. Além disso, é concedido um plano de backup que permite proteger e restaurar arquivos de servidor.

Caso a nuvem seja usada em diferentes países, é possível também configurar o racionamento de acessos, fazendo com que eles sejam redirecionados para um servidor mais próximo. Também existe a possibilidade de aumentar sua capacidade ou seu número de servidores em minutos e sem sofrer com quedas de rede.

No desenvolvimento de um jogo, pode-se tirar vantagens dos benefícios oferecidos pela nuvem para torná-lo mais interessante aos jogadores, utilizando a mesma para salvar e carregar o progresso através de múltiplos dispositivos, sincronizar o conteúdo, conectar-se a contas por meio das redes sociais, pré-renderizar animações, atividades que exigem um poder de processamento mais elevado e modo multiplayer.  Outros benefícios que o jogo em nuvem disponibiliza são os games que rodam em qualquer dispositivo, ou seja, a simplicidade de clicar e jogar tendo menos aborrecimentos com hardware e instalações.

Esses são apenas alguns aspectos da tecnologia cloud gaming, ou jogos na nuvem, e seus benefícios para a área de desenvolvimento de games. E aí, você já utiliza essa estrutura, conhece ou aprendeu mais sobre? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Quer saber como criar o game que você sempre sonhou?
Ebook iGames

Baixe seu ebook - "Como criar o jogo do seus sonhos em 5 passos!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais