O que são aplicativos nativos, híbridos e web app?

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

O que são aplicativos nativos, híbridos e web app?

O que são aplicativos nativos, híbridos e web app?
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Pessoas do mundo todo estão cada vez mais conectadas aos seus smartphones e tablets, e utilizam de aplicativos para se comunicar, jogar ou comprar produtos e solicitar serviços. Visando neste cenário tecnológico, as empresas têm compreendido a importância de desenvolver aplicativos móveis caso desejam atender as necessidades de seus clientes e estarem presentes em suas vidas.

Por esse motivo, a grande maioria dos projetos recentemente, tem uma difícil decisão de definir qual tecnologia irá ser utilizada em sua construção. Portanto, uma questão que muitos desenvolvedores ainda se deparam ao longo do caminho é: ‘’ o que são aplicativos nativos, híbridos e web app? ’’

Adiantando um pouco o assunto, esses tipos de aplicativos se diferenciam em sua maneira e nas suas condições de desenvolvimento, na experiência que se disponibilizam para o usuário do app, seja ela pela interface, pela performance e também pelo objetivo a ser conquistado.

APLICATIVO NATIVO

O aplicativo nativo fica armazenado no dispositivo smartphone e é baixado diretamente pelas lojas, como a App Store (iOS) por exemplo, e podem-se ter acesso através de ícones na tela principal. Este app é desenvolvido pelas linguagens nativas da plataforma e podem utilizar de suas funcionalidades específicas contidas no dispositivo, como a câmera, GPS, bússola, contatos e etc. Também é possível aproveitar uso de gestos, sistemas de notificação nativos do sistema operacional e funcionar sem conexão com a internet. Por serem programados exclusivamente para o sistema operacional, o aplicativo nativo é mais ágil e confiável que os demais e presentam uma melhor experiência para o usuário.

APLICATIVO HÍBRIDO

Os aplicativos híbridos são populares porque permitem o desenvolvimento multiplataforma, são parcialmente nativos e parcialmente web apps, isso porque ele utiliza de várias linguagens e engloba os dois formatos. Como os nativos, eles são baixados através de um aplicativo de loja (App Store), ficam armazenados na tela principal do dispositivo e podem aproveitar todas as funcionalidades do dispositivo. E como os web apps, eles podem ser fundamentados em HTML5 e JavaScript e são exibidos através de um browser.

Enquanto no app nativo temos uma linguagem própria para cada plataforma, para fazer um app híbrido pode-se usar um grande leque de ferramentas, bibliotecas e frameworks.

WEB APP

O web app, não são aplicativos reais. Ele é uma página na internet que pode ser acessada como um site, através de um navegador e é desenvolvido, tipicamente, em HTML5, Cascading Style Sheets (CSS) e Javascript. O acesso se dá por uma URL e o usuário tem a opção de instalar o app na tela inicial do aparelho, criando um atalho para acessá-lo mais facilmente.

O web app, diferentemente do app nativo e do híbrido, não utiliza as funcionalidades do dispositivo e a sua possibilidade de execução em segundo plano, porém ele não ocupa espaço na memória do aparelho e a visualização é por um navegador conectado à internet.

Optar entre a criação de um aplicativo nativo, híbrido ou web app é um momento decisivo durante o desenvolvimento de um software e a escolha feita pode ser voltada por diversos fatores, como a necessidade de manter um processo simplificado de criação ou o tipo de dispositivo utilizado pelo público-alvo. 

E você, com qual tipo o seu projeto se identifica mais? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApps

"App Store: Transforme Idéias em Milhões Sem Sair de Casa!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais