Motivos pelos quais os usuários deixam de utilizar aplicativos

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Motivos pelos quais os usuários deixam de utilizar aplicativos

Motivos pelos quais os usuários deixam de utilizar aplicativos
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Milhões de pessoas no mundo todo estão conectadas através de seus smartphones quase que em tempo integral, e os aplicativos passaram a ser um meio facilitador no cotidiano das pessoas, seja para comunicação ou entretenimento. Suas finalidades são muitas e ajudam por exemplo, no controle de gastos, nos serviços de localização, atividades físicas/saúde, trânsito, locomoção, serviços de localização, serviços financeiros, em traduções e até em edição de fotos.

Os usuários deixam de utilizar aplicativos por diversos fatores, sendo alguns deles a utilidade, falta de confiança e também na experiencia do usuário. Ankit Jain, Fundador Parceiro da Gradient Ventures, explica a relação que o usuário tem diante a um novo app.

’ Os usuários experimentam muitos aplicativos, mas decidem quais os que querem “parar de usar” nos primeiros 3-7 dias. Para aplicativos “decentes”, a maioria dos usuários mantidos por 7 dias permanecem por muito mais tempo. A chave para o sucesso é obter os usuários conectados durante esse primeiro período crítico de 3-7 dias. ’’

Abaixo veremos alguns Motivos pelos quais os usuários deixam de utilizar aplicativos.

Problemas Técnicos

A continuidade no uso de um aplicativo se dá principalmente através de um bom funcionamento do mesmo. Sendo assim, erros, falhas e tempo de resposta são pontos importantes para ficar atendo e antes de disponibilizar o app na loja, é necessário fazer testes e ter uma equipe ou usuários Beta, que testarão e relatarão possíveis erros. 

Interface de usuário fraca

O design relacionado com a experiencia do usuário são muito importantes para o aplicativo, sendo que se o usuário não obter uma gratificação rápida, provavelmente o app tem o risco de ser excluído. Uma interface do usuário moderna é um ponto significativo e é composta de texto, formas, cores e animações que atraem e encantam o usuário.

Excesso de Notificações

Uma grande constância de notificações pode fazer os usuários a repensarem e considerarem a deixar o aplicativo pois não gostam de ser constantemente incomodados enquanto utilizam o aplicativo. Tal constância pode gerar uma associação negativa que na maioria das vezes é difícil de se reverter, portanto o melhor modo de tratar esse problema é saber com que frequência se deve comunicar seus usuários.

Falta de Segurança

A segurança é um ponto muito importante e seus usuários precisam saber que o seu aplicativo é confiável ao ponto de fornecerem seus dados e fazerem uma compra através dele. Dados que vazam, por algum motivo, tem um impacto muito negativo nas vendas e no desempenho do app. Assim, para que as pessoas sintam uma confiança maior é preciso mostrar e lembrar que seus dados serão protegidos por um protocolo oficial.

Checkouts sem funcionalidade

Uma compra bem-sucedida é fruto de um bom processo de pagamento e finalização de compra, onde a funcionalidade desse recurso trata chances de uma volta e de uma possível outra venda.

Vemos que alguns fatores podem acabar fazendo o usuário deixar de utilizar algum aplicativo, seja ele por uma interface, funcionalidade ou segurança. Você conhece mais algum motivo que torna uma experiencia em um app ruim? Comente com a gente!

Referências:

bitmag.com.br/2017/03/falta-manutencao-apps-vulneraveis-kaspersky/?inf_by=59dbef86681db8d70d8b48d3

cidadeverde.com/noticias/114490/usuarios-de-smartphones-deixam-de-usar-aplicativos-por-seguranca

andrewchen.co/new-data-shows-why-losing-80-of-your-mobile-users-is-normal-and-that-the-best-apps-do-much-better/

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApps

"App Store: Transforme Idéias em Milhões Sem Sair de Casa!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais