Dicas importantes para realizar gamificação em apps

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Dicas importantes para realizar gamificação em apps

Dicas importantes para realizar gamificação em apps
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Um aplicativo usual, lucrativo e com uma excelente experiência é aquele que possui um maior engajamento com o seu usuário. Sendo assim, manter o público envolvido constantemente é um fator crucial, pois ele tende a perder o interesse rapidamente.

 

Um motivo que gera um diferencial a mais em seu app é a gamificação, um método que incentiva os usuários a se envolverem mais, além de ganharem recompensas, reconhecimento e sentimentos de conquistas. Você pode recompensar usuários com pontos, pontuação de líderes, crachás, descontos, ofertas e cartões fidelidade. Mas, você sabe como realizar uma gamificação em apps?

 

Definir metas
A principal função na hora de definir uma boa estratégia é determinar os objetivos de sua empresa e projetar a gamificação em torno dela. Isso ajudará na hora do planejamento das estratégias certas de jogos para o aplicativo.

 

Identificar o público-alvo
Identificar o público, faixa etária e interesses são fatores que compõem no molde de sua estratégia de jogo. Após identificar esses elementos, é necessário fazer uma análise regular do comportamento do usuário a fim de analisar se a definição de estratégia desenvolvida será bem-sucedida ou não.

 

Proporcionar experiência
Entender as expectativas dos clientes é um aspecto importante, já que a estratégia deve ser ligada à experiência para que os usuários permaneçam comprometidos durante a utilização do aplicativo e, assim, não percam o interesse ou o entusiasmo em qualquer ponto.

 

Manter-se no tangível
Não oferecer recompensas tangíveis, como aquelas que não são claras ou que não possam ser usadas, pode causar uma perda de interesse do usuário. Portanto, recompensas tangíveis (posição, classificação, distintivos, descontos) e conquistas reais agregam o valor de experiência com a gamificação de seu aplicativo.

 

Manter-se simples
O design usado determina como os usuários vão se envolver com o seu app. Sendo assim, o importante é mantê-lo o mais simples possível, pois os mesmos poderão confundir-se com regras de jogo muito complicadas. Use regras claras e simples, que facilitem o usuário a mergulhar na experiência apresentada.

 

Utilizar as plataformas sociais
As redes sociais não podem ser deixadas de lado na hora de incluir uma gamificação ao app, pois hoje em dia tudo é compartilhado e postado. Integrar plataformas como o Twitter, Facebook e Instagram ajuda o público a compartilhar facilmente as conquistas realizadas dentro do aplicativo.

 

Deixar o usuário ser o chefe
Pessoas se sentem motivadas quando percebem que estão comandando ou têm uma liberdade para tomar decisões. Dar opções, preferências e escolhas são recursos que trazem poder ao usuário e revelam-se como uma bela estratégia de UX.

 

Exemplos
Abaixo, alguns exemplos de aplicativos famosos que utilizam a gamificação para trazer mais engajamento e participação aos usuários.

 

Waze: Ganhe pontos e evolua no ranking da sua comunidade enquanto contribui com informações das vias.

waze gamificação em apps

 

 

NikePlus: Monitore suas corridas e conquiste novas metas, seja correndo sua primeira corrida ou batendo seu próprio recorde pessoal.

Nike Plus gamificação em apps

 

 

Foursquare: Focada na experiência do que no check-in, explorando ainda os bagdes, notas e atribuição de pontuação para os estabelecimentos e locais.

gamificação em apps

 

E aí, gostou de saber como realizar uma gamificação em apps? Você gosta deste tipo de interação ou tem algum aplicativo que possui esse tipo de temática? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApps

"App Store: Transforme Idéias em Milhões Sem Sair de Casa!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais