Conheça as etapas do desenvolvimento de aplicativos

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Conheça as etapas do desenvolvimento de aplicativos

Conheça as etapas do desenvolvimento de aplicativos
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Milhares de aplicativos mobile surgem e são publicados nas Apps Stores de todo o mundo e isso acontece todos os dias. Apesar de existirem várias categorias e gêneros, como os apps de jogos, financeiros, saúde, redes sociais e entretenimento, eles seguem um processo de desenvolvimento muito parecido.

 

Mas você tem ideia de quais são as etapas de desenvolvimento de aplicativos? Então continue a leitura e descubra logo abaixo quais são estes passos, desde seu início até a sua finalização.

 

Idealização
Todo aplicativo mobile começa a partir de uma ideia central. Mas, na maioria das vezes, somente a proposição do projeto não é suficiente para alcançar uma audiência elevada como se espera. Portanto, é preciso desenvolver um conceito de app que atenda a um mercado grande e específico para repercutir dentre os usuários particulares.

 

Logo de início, é necessário fazer uma pesquisa de mercado antes mesmo de pensar e começar a desenvolver e formar a fase de design. Com um bom começo, é possível agir com mais confiança, pois o projeto possui uma maior segurança, transparência e posicionamento bem definido. Ao final desta ação, é necessário que se tenha um propósito do trabalho e que ele esteja mapeado a fim de manter o foco do início ao final do projeto.

 

Design
Nesta etapa é importante que se tenha em mente quais os recursos e resultados que seu público espera e procura ao utilizar seu aplicativo. Deste modo, descreva como os usuários irão se relacionar com as diferentes funções, telas e trajeto que cada um pode fazer dentro do app adquirido.

 

Os wireframes (protótipo usado em design de interface para sugerir a estrutura de um sítio web e relacionamentos entre suas páginas) e os storyboards (organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência) darão informações sobre o backend (etapa final do processo), necessário para suportar a funcionalidade do app. Quando feito corretamente, o protótipo será o desenvolvedor base para começar a criar o aplicativo real.

 

Desenvolvimento
Os profissionais podem usar diversas plataformas de criação de app, como GoodBarber, o Shopgate e o Buildfire. Mas também podem usar, à medida que começam a criar um protótipo da etapa final do projeto, a configuração de armazenamento, banco de dados, APis e servidores.

 

É importante considerar os fatores múltiplos, como multitarefa, forma, dispositivos e fragmentação do sistema operacional, pois é inútil incluir recursos e funções que não forem compatíveis com a maioria dos celulares. Os desenvolvedores devem ter em mente as limitações de recursos no celular e, além disso, escrever códigos para que o app não cobre muito do processador ou da memória.

 

Testes
É necessário realizar com antecedência testes no aplicativo; essa etapa deve ser executada diversas vezes durante o seu desenvolvimento. Isso porque os diferentes dispositivos móveis respondem de diferentes maneiras. O principal objetivo na etapa de testes é fazer com que o software falhe para que se possa repará-lo e corrigi-lo antes que entre em contato com os usuários. Mas devemos lembrar que não é só porque algo funciona na versão beta, que funcionará durante o processo de teste do candidato de lançamento.

 

Lançamento
Após o projeto passar pelas diversas etapas, o lançamento é a fase que determinará se o seu aplicativo terá sucesso ou não. O objetivo central da etapa de lançamento é levar e disseminar o aplicativo para os smartphones dos usuários.

 

Pós-lançamento
Boa parte das pessoas acreditam que o lançamento é a parte final do desenvolvimento, mas não é bem assim! A medida que os usuários entram em contato com o app, vários feedbacks serão gerados contendo sugestões, reclamações, críticas e elogios.

 

E aí, gostou de saber quais são as etapas de desenvolvimento de aplicativos? Acha que seguir estas etapas são importantes? Tem alguma sugestão sobre o assunto? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApps

"App Store: Transforme Idéias em Milhões Sem Sair de Casa!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais