Comece a utilizar a Plataforma de Realidade Aumentada ARKit da Apple - Blog - McTech Goiânia

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Comece a utilizar a Plataforma de Realidade Aumentada ARKit da Apple

Comece a utilizar a Plataforma de Realidade Aumentada ARKit da Apple
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

A plataforma ARKit foi, sem dúvidas, um dos mais revolucionários lançamentos da Apple no ano de 2017. Trata-se de um conjunto novo e gratuito de ferramentas de software que qualquer um pode usar para criar novos aplicativos e experiências impressionantes no iPhone e no iPad. O “AR” em “ARKit” refere-se a “realidade aumentada”, uma tecnologia que coloca objetos e efeitos virtuais interativos em sua visão do mundo real, misturando o mundo virtual com a realidade física.

Hoje, isso geralmente é realizado por aplicativos que usam a câmera de um smartphone (ou de outro dispositivo) para mostrar uma visão do mundo real à sua frente e, em seguida, coloca objetos virtuais sobre sua superfície. Por exemplo, alguns dos recursos AR mais populares atualmente são as “lentes” ou os filtros de selfie do Snapchat – os efeitos que colocam as orelhas dos animais em sua cabeça.

Outro é o Pokémon Go, o aplicativo de jogos no qual os Pokémons pareciam estar saltando ao redor da sua mesa ou na rua. O que esses aplicativos têm em comum é que os objetos virtuais dentro deles parecem estar habitando ou mudando as cenas do mundo real – “aumentando” nossa realidade. Vários desenvolvedores de software independentes criaram algumas experiências incríveis para o iPhone, inserindo portais virtuais nas ruas, zumbis na sala de estar e muito mais.

 

 

Se você está interessado em experimentar essa nova plataforma, confira o passo a passo a seguir para começar!

 

Verifique se você possui um dispositivo iOS compatível

O ARKit é executado apenas em dispositivos iOS da Apple que contêm um processador A9 (ou mais recente). Assim, ele fica restrito aos seguintes aparelhos:

iPhone 6s e 6s Plus
iPhone 7 e 7 Plus
iPhone SE
iPhone 8 e 8 Plus
iPhone X
iPad Pro (9.7, 10.5 or 12.9)
iPad (2017)

Você também deve se certificar de que a câmera do seu dispositivo iOS esteja funcionando, pois o ARKit depende disso. E você precisa de um cabo para conectá-lo ao seu computador Mac.
Baixe o iOS 11 no seu iPhone ou iPad

Uma vez que você tenha um desses dispositivos iOS compatíveis à mão, você precisará baixar o iOS 11 nele. Essa é a versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple.

 

Verifique se você tem um computador Mac compatível

Você também precisará de um computador para codificar seu aplicativo ARKit. Especificamente, um Mac com o sistema operacional gratuito Mac OS Sierra 10.12.4 (ou versão mais recente) instalado. Isso significa que as seguintes máquinas são elegíveis:
MacBook (final de 2009 ou mais recente)
MacBook Pro (Mid 2010 ou mais recente)
MacBook Air (final de 2010 ou mais recente)
Mac mini (Mid 2010 ou mais recente)
iMac (final de 2009 ou mais recente)
Mac Pro (Mid 2010 ou mais recente)

 

Registre-se para criar uma conta de desenvolvedor da Apple

Se você já tem uma conta de consumidor comum da Apple que você usa para comprar aplicativos em seu iPhone / iPad / Mac, é possível atualizá-la para uma conta de desenvolvedor gratuita ou paga. Usando um navegador da Web em seu computador Mac, navegue até a página de login da conta do desenvolvedor da Apple e escolha a opção certa para você.

 

Baixe o Xcode 9 (que contém o ARKit) para o seu Mac gratuitamente no site de desenvolvedor da Apple

No Mac, inscreva-se em sua conta de desenvolvedor da Apple e faça o download do Xcode 9, o programa da Maçã para programação. Aviso: você precisará de pelo menos 4,9 GB de espaço no disco rígido para baixar isso e, em seguida, o próprio Xcode ocupa 9,76 GB de espaço no disco rígido.
Inicie Xcode 9 e conecte seu dispositivo iOS ao seu computador com um cabo
No seu Mac, descompacte o download do Xcode 9 clicando duas vezes nele, arraste o app Xcode para a pasta Aplicativos e clique duas vezes para iniciá-lo. Conecte seu iPhone / iPad com o iOS 11 instalado.
Crie um novo modelo de projeto de aplicativo AR no Xcode
No Xcode em seu Mac, clique em “Arquivo”, “Novo” e selecione “Projeto”. Isso deve abrir uma grade de opções. Clique em “Aplicação de Realidade Aumentada”.

app-realidade-aumentada-arkit

 

Preencha as informações do seu novo aplicativo AR no Xcode

A Apple exige que você preencha as seguintes informações para o seu novo aplicativo AR. Você pode nomeá-lo da forma que quiser. Certifique-se também de selecionar uma “Equipe”, mesmo se você for um indivíduo. Mantenha tudo mais verificado.

Na opção “idioma”, também pode escolher entre Swift, a nova linguagem de programação da Apple e o Objective-C, que é mais antigo. Ambos permitirão que você crie um aplicativo AR. Se você é novo na programação, Swift pode ser a melhor aposta, pois é a linguagem o que a Apple planeja usar para todas as suas ferramentas no futuro.
Finalmente, você pode escolher sua “tecnologia de conteúdo”, selecionando entre SceneKit, SpriteKit e Metal. Estes são diferentes mecanismos de renderização para exibição de gráficos. Todos os três permitirão que você crie aplicativos AR, mas oferecem trade-offs diferentes, alguns dos quais são descritos aqui (basicamente: SceneKit para gráficos 3D, SpriteKit para 2D, Metal para cenas mais complicadas).

Você também precisará colocar seu projeto em uma pasta no computador. Selecione qualquer lugar desejado (isso não é muito importante).

arkit-apple

 

Selecione o dispositivo iOS conectado para receber seu novo aplicativo AR

No Xcode no seu Mac, selecione “Janela” na barra de menu superior, clique em “Dispositivos e simuladores” e clique duas vezes em seu dispositivo iOS. Certifique-se de marcar a caixa que diz “Mostrar como destino de execução”.

Pode ser que apareça um pop-up no seu iPhone / iPad agora dizendo “Desenvolvedor não confiável” e dando-lhe algumas instruções para acessar suas “Configurações” a fim de permitir este aplicativo.

Se isso acontecer, siga adiante e acesse as “Configurações” do seu dispositivo iOS, clique em “Geral”, avance para “Perfis e Gerenciamento de dispositivos” e você deve encontrar seu endereço de e-mail do desenvolvedor da Apple. Toque neste para permitir que você instale o seu ARapp.
Execute o seu primeiro aplicativo de demonstração AR
A Apple inclui uma demonstração de AR muito simples com o Xcode para que você tenha uma idéia do que é possível construir com o ARKit. Esta demo exibe um avião de combate no ar em frente à câmera do seu dispositivo.

Para ver isso em ação, primeiro certifique-se de que seu dispositivo iOS esteja selecionado no menu suspenso do seletor de dispositivos no canto superior esquerdo do Xcode.
Em seguida, procure a barra de menu superior no Xcode. Encontre “Produto”, clique nele e depois em “Executar”. O indicador de status superior no Xcode deve iniciar o app em seu dispositivo iOS!

 

demo-app-arkit-apple
Para parar o seu aplicativo de demonstração, volte para “Produto” no Xcode e role para baixo para “Parar”.

É isso aí: este é o passo a passo para começar a se arriscar na plataforma ARKit! Se você ainda não é desenvolvedor e pretende se tornar um, vale a pena investir em um curso para aprender a programar, utilizar a linguagem Swift e desenvolver mais habilidades.

Gostou do tutorial? Comente com a gente!

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApps

"App Store: Transforme Idéias em Milhões Sem Sair de Casa!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais