As 8 linguagens de programação mais utilizadas no desenvolvimento de apps - Blog - McTech Goiânia

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

As 8 linguagens de programação mais utilizadas no desenvolvimento de apps

As 8 linguagens de programação mais utilizadas no desenvolvimento de apps
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Nos últimos anos vimos um aumento significativo no número de aplicativos disponibilizados aos usuários de smartphones, seja por meio da App Store ou do Google Play, sendo pagos ou gratuitos. Hoje, praticamente todos nós fazemos uso de algum app, seja para trocar mensagens, acessar as redes sociais, contratar um serviço de transporte ou alimentação, dentre outras finalidades.

 

E, por trás do design, interatividade e todas as funcionalidades desses apps, existe uma série de códigos baseados na lógica da programação. Eles são criados de acordo com a linguagem utilizada e sua função é, basicamente, produzir o aplicativo e fazer com que ele execute o que se é pretendido pelo desenvolvedor.

 

Para ajudar a clarear sua mente sobre o assunto, listamos a seguir as principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de apps. Confira!

 

Java
Esta é a linguagem de programação mais utilizada ao redor do mundo. Orientada a objetos, ela foi desenvolvida na década de 90 pela empresa Sun Microsystems e posteriormente adquirida pela Oracle.

 

Por ser compilado e flexível, o Java pode ser executado em navegadores tradicionais ou em aparelhos sem browser. Além disso, possui capacidade multiplataforma, a qual permite que seja realizado com sucesso em sistemas Android e Windows. Portanto, é essencial aprender a utilizar esta linguagem, seja para produzir seu próprio aplicativo ou trabalhar em uma empresa desenvolvedora.

 

Swift
A linguagem mais atual desenvolvida pela Apple para a criação de apps para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch. O Swift é grátis e em código aberto, estando disponível para desenvolvedores, educadores e alunos sob a licença Apache 2.0. É uma linguagem que responde em tempo real e pode ser agregada com facilidade a um código Objective-C existente. Com certeza, é a melhor opção para desenvolver apps para os dispositivos da Maçã.

 

C
Esta linguagem foi criada em 1972 por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, com o objetivo de ser usada no desenvolvimento de uma nova versão do sistema operacional Unix. Ela é considerada de propósito geral, ou seja: pode ser utilizada para o desenvolvimento de praticamente todo tipo de projeto.

 

Por ser extremamente portável, um aplicativo escrito em C pode ser usado em qualquer plataforma. Consiste numa das linguagens de programação mais populares e há diversos compiladores C disponíveis. Além disso, ela tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++. Ela é bastante complexa e ideal para sistemas que utilizam muitos cálculos ou para jogos com gráficos espetaculares.

 

C++
Começou originalmente como uma extensão da linguagem C. É uma linguagem de programação compilada multi-paradigma (seu suporte inclui linguagem imperativa, orientada a objetos e genérica) e de uso geral.

Por ser fácil de manusear, ela pode ser empregada na criação de aplicativos simples e com múltiplas funções. Além disso, a C++ foi utilizada como base para o desenvolvimento de softwares de alto nível como Firefox, Microsoft Office, Illustrator e Photoshop.

 

HTML5
O HTML5 consiste numa linguagem generalizada e tornou-se padrão para o desenvolvimento de páginas da web desde outubro de 2014. Ela fornece suporte para aplicativos multimídia, como a inclusão nativa de áudio e vídeo e a implementação automática do design responsivo. Trata-se de uma das linguagens mais versáteis para a criação de apps voltados para a web e híbridos.

 

Python
Apesar da sintaxe clara e didática, é uma linguagem robusta e de alto nível, permitindo que o desenvolvedor alcance resultados sofisticados. Está presente nas plataformas Yahoo e Google, além de web apps populares como Instagram e Pinterest, por meio do framework Django.

 

Objective-C
Também conhecida como Obj-C, ela foi utilizada pela Apple durante o auge da C++. Derivada da linguagem Smaltalk, é orientada a objetos e possui foco nas funções gráficas e de exibição. Além disso, consiste na base original para apps em iOS e Mac OS X. Hoje, ela está sendo substituída pela Swift.

 

C#
A C# (lê-se “cê xarpe”) é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET Framework. Ela é utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para o sistema Windows.

 

Enfim, estas são as 8 linguagens de programação mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicativos. Devemos lembrar que a utilização ou não de cada uma delas depende da finalidade do seu projeto, portanto, não podemos classificá-las em melhores ou piores.

 

É isso aí. Gostou do conteúdo? Deixe seu like e sua opinião nos comentários! Nos vemos em breve!

 

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApps

"App Store: Transforme Idéias em Milhões Sem Sair de Casa!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais