Como usar o modo Retrato e o efeito de iluminação no iPhone X e 8 Plus - Blog - McTech Goiânia

Centro de Excelência Apple
Av. T-1 Nº 2266, Setor Bueno - Goiânia - GO

(62)3251-2001

Cadastre-se Grátis e receba nosso conteúdo!

Como usar o modo Retrato e o efeito de iluminação no iPhone X e 8 Plus

Como usar o modo Retrato e o efeito de iluminação no iPhone X e 8 Plus
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Exclusivamente disponível para o iPhone X, 8 Plus e 7 Plus, o modo Retrato utiliza a câmera dupla, com lentes teleobjetiva e grande-angular, do dispositivo para fotografar imagens em orientação vertical ou horizontal com “bokeh” – backgrounds desfocados e primeiros planos nítidos.

O 8 Plus e o iPhone X trazem como novidade a opção Iluminação de Retrato como parte deste recurso: as câmeras com sensor de profundidade e o mapeamento facial preciso possibilitam criar efeitos de iluminação com qualidade de estúdio. Veja como usá-lo!

Como funciona o modo Retrato?

Quando você fotografa no modo Retrato do app da câmera, enquadra uma imagem vista pela lente teleobjetiva do seu iPhone. Enquanto isso, a grande angular também está funcionando: ela mede automaticamente a diferença de distância entre o fundo e o objeto focado pela teleobjetiva, criando um mapa de profundidade de vários pontos.

Este mapa de profundidade é usado para criar a parte mais divertida do modo Retrato: profundidade de campo artificial, que desfoca tanto o plano de fundo quanto o primeiro plano com vários efeitos “bokeh” para criar uma imagem parecida com as de câmeras DSLR. No 8 Plus e X, você também usará o mapa de profundidade para a iluminação de retrato (mais sobre isso abaixo).

Para aplicar o efeito de profundidade, é necessário estar a uma distância de 2,5 metros entre a pessoa/objeto em relação ao fundo. Também recomenda-se que o iPhone seja mantido em posição horizontal a fim de ampliar o campo a ser desfocado.

Como funciona a Iluminação de Retrato?

O iPhone 8 Plus e o iPhone X suportam a iluminação de retrato: ela aumenta os recursos do modo Retrato existente usando o mapa de profundidade para adicionar opções de iluminação diferentes à sua imagem no local ou mais tarde, no pós-processamento.

Em um estúdio profissional, os fotógrafos usam todo tipo de luzes ao fotografar uma pessoa ou objeto. Eles podem usar a luz sobre ou em torno do objeto para enfatizar certas áreas da foto. A iluminação de retrato permite que os usuários façam a mesma coisa, só que digitalmente: você pode escolher uma das cinco configurações de iluminação diferentes para editar suas fotos. E, como acontece com os outros recursos de edição da Apple, não é definitivo: você pode adicionar ou remover a iluminação de retrato a qualquer momento.

Nota: A iluminação de retrato está atualmente em versão beta e pode não funcionar corretamente 100% do tempo. Felizmente, você pode desativá-la facilmente da tela de edição.

Atualmente, existem cinco tipos diferentes de iluminação de retrato: Natural, Estúdio, Contorno, Luz de Palco e Luz de Palco Mono.

Luz Natural

Este é o tipo de iluminação básico que o Modo Retrato sempre usou. Ele mantém seu objeto em foco e desfoca o plano de fundo para o contraste.

Luz de estúdio

O sujeito da foto ficará em foco e iluminado, permitindo que você veja mais detalhes no rosto enquanto o fundo fica desfocado para o contraste.

Luz de contorno

Poderá lançar sombras sobre o rosto e os arredores do seu objeto para mostrar um efeito dramático entre os destaques e as luzes baixas.

Luz de palco

Substitui o fundo da foto por um preto profundo enquanto a luz no objeto é brilhante e clara, promovendo um alto contraste.

Luz de palco mono

Assim como luz de palco, esta opção irá cortar o fundo da foto e iluminar intensamente o seu objeto. No entanto, também aplicará um filtro monocromático em preto e branco.

 

 

Como fotografar uma pessoa no modo Retrato ou modo Iluminação de Retrato

Deseja tirar uma foto de alguém no modo Retrato? Veja como fazer isso.

1. Abra o aplicativo “Câmera” em seu iPhone

2. Deslize para a função Retrato.

3. Toque no objeto da foto para desfocar o fundo.

4. Deslize ou toque nos ícones do cubo acima do botão do obturador para alterar seus efeitos de iluminação.

5. Pressione o botão do obturador para tirar sua foto.

 

modo iluminação de retrato iPhone 8 Plus iPhone X

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0
Preencha abaixo e receba também um  incrível e-book GRÁTIS:
Ebook iApple

"Dez Segredos para aumentar sua produtividade com o Mac!"

McTech © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais