ARKit: experiências de realidade aumentada para iPhone e iPad

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ARKit: experiências de realidade aumentada para iPhone e iPad

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O iOS 11 deve chegar até o final deste ano, trazendo diversas novidades para os amantes da Apple. Uma delas é o ARKit, um framework que permite ao usuário criar facilmente experiências de realidade aumentada para iPhone e Ipad. Combinando objetos e informações digitais com o ambiente ao redor do dispositivo móvel, ele leva os apps para além da tela, possibilitando-os interagir com o mundo real de maneiras totalmente novas.

Para rastrear o mundo ao seu redor, o ARKit utiliza o Visual Inertial Odometry (VIO), que faz a combinação dos dados sensoriais da câmera com os dados do CoreMotion. Essas duas entradas permitem que o dispositivo perceba como ele se move dentro de determinado local com um alto grau de precisão e sem qualquer calibração adicional.

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Cenário compreensivo e estimativa de iluminação

Com o ARKit, iPhone e iPad podem analisar a cena apresentada pela visão da câmera e encontrar planos horizontais, como pisos, por exemplo, e colocar objetos virtuais em certos pontos. Além disso, o framework faz uso do sensor da câmera para estimar a quantidade total de luz disponível em uma cena e aplica a dose correta de iluminação a esses objetos.

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Otimização de Hardware e Renderização de Alto Desempenho

O ARKit é executado nos processadores Apple A9 e A10. Eles oferecem um desempenho inovador que permite a rápida compreensão da cena e possibilita que você crie um conteúdo virtual detalhado e convincente em cima do mundo real. É possível aproveitar, ainda, as otimizações do ARKit em Metal, SceneKit e ferramentas de terceiros, como Unity e Unreal Engine.

 

Confira uma demonstração no vídeo abaixo:

Neste vídeo, o desenvolvedor Osama Abdel-Karim usa o ARKit para pintar em um bloco de anotações com os dedos. Segundo ele, uma biblioteca do iOS 11, chamada Vision, foi utilizada para desenvolver o recurso de desenho virtual. A visão inclui um recurso de rastreamento de objeto que é capaz de detectar a miniatura de um dedo e rastrear seu movimento para habilitar o desenho.


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